top of page

LAVOURA DE MACADÂMIAS

Gostamos muito de plantar e cuidar da terra com muito cuidado e amor e aqui na Fazenda São Gabriel, fazemos as mudas das nossas macadâmias. Temos um viveiro onde plantamos nossas sementes, enxertamos com variedades produtivas e acompanhamos para que elas cresçam saudáveis.

Depois de 20 meses, é hora de ir para a lavoura. Após 3 anos plantada, essa pequena árvore já começa a produzir, e assim vai aumentando pelos próximos anos, até atingir sua produção plena por volta de 12 anos de idade.  A árvore da macadâmia pode ficar grande e pode durar mais de 100 anos se receber os devidos cuidados ao longo de sua vida. É muito importante nutrir qualquer planta com tudo o que ela precisa.
 
Aqui na São Gabriel nós priorizamos fertilizantes orgânicos, incluindo o próprio carpelo (1a casca) da macadâmia, que é um excelente composto orgânico (adubo).  O período de florada de macadâmia acontece durante julho e agosto, época em que a fazenda fica perfumada pelas lindas flores da macadâmia.
 
O período de produção é de fevereiro a maio, podendo variar um pouquinho.   A macadâmia cai da árvore quando está pronta, e colhemos no chão. Temos um colhedor de macadâmias que foi desenvolvido na Austrália e adaptamos para nosso uso pois ajuda muito.

2f1cf2_3b0470b8867d46aaa88c2b0b0c78947a~mv2.webp

PROCESSO DA MACADÂMIA

Depois de colhida, a macadâmia chega na nossa indústria, onde ela passa pelos processos: 

Descarpelamento – é retirado o carpelo, aquela 1a casca verde 
 
Lavagem – nesse momento, além de lavar a macadâmia, já conseguimos retirar a maior parte das macadâmias ruins
 
Classificação – as macadâmias nessa etapa passam por uma peneira de classificação que separa pelos diferentes tamanhos
 
Escolha – as macadâmias são colocadas em bancadas para secarem a superfície e ali ficam por 1 dia, onde é feita uma revisão (separar as que estão com defeito) 
 
Ventilação – as macadâmias passam por caixas de ventilação para homogenização e condicionamento de estoque
 
Secador – as macadâmias passam por um secador para chegarem na condição ideal para o beneficiamento (retirar a casca)
 
Descascador – as macadâmias serão descascadas num descascador específico para evitar quebrar as nozes, quebrando no meio da casca e assim preservando a noz inteira
 
Seleção – as macadâmias são selecionadas uma a uma para mantermos somente as que estão perfeitas
 
Desidratador – as macadâmias já selecionadas vão para um desidratador (desenvolvido por nós) onde elas ficam pelo período e temperatura necessários.  

Depois de todos esses processos, adicionamos sal ou embalamos sem sal, para quem prefere natural.
 
Empacotamos com nitrogênio e com muito carinho, ela está pronta para ser degustada!

Da terra para a mesa!

NOSSOS PRODUTOS

bottom of page